Reunião das PRÉ-CONFERENCIAS SETORIAIS MUNICIPAIS


Reunião das PRÉ-CONFERENCIAS SETORIAIS MUNICIPAIS, que ocorreu HOJE, no DIA 3/08, SÁBADO, NO AUDITÓRIO DO CENTUR (1º. Andar, auditório Ismael Nery) organizado pela Fundação Municipal de Cultura - FUMBEL em parceria com o Fórum Municipal de Cultura - FMC, preparatória dos debates que vão ocorrer na Conferência Municipal de Cultura de Belém. Hoje de manhã ocorreram os encontros com os segmentos culturais: Artes visuais; fotografia; audiovisual; literatura; teatro; cultura popular; Representantes das Universidades; Produtores Artesanais; Patrimônio Material e Imaterial; comunidades tradicionais; povos indígenas e arte digital. Mas o segmento que mais se destacou no evento, foi o de Cultura Popular reunindo produtores culturais, presidentes de agremiações de escolas de samba, quadrilhas juninas, malhação de Judas, presidente de associações, centros comunitários, e outros
E a tarde teve o encontro com os segmentos culturais: música; circo; dança; cultura afro; comunicação alternativa; museus; associação dos funcionários da Fumbel; designer; dirigentes da indústria cultural (produtores culturais); arquitetura e urbanismo; arquivos e moda. Esse é o momento de preparação para a implantação da Lei Valmir de Cultura que até o dia 30 de novembro será implantado com o Sistema Municipal de Cultura.





Foram debatidos temas relacionados às políticas culturais no município de Belém, depois foram apresentadas propostas e votadas.

Os eixos norteadores do evento foram divididos em


I -IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA com o Foco Municipal em Identificar mudanças na gestão cultural local e da participação social no Conselho Municipal de Política Cultural, fóruns e outras formas de organização em consequência da implementação do Sistema Municipal de Cultura.
Nesse eixo também discute-se a Qualificação da Gestão Cultural: Desenvolvimento e Implementação do Plano Decenal de Cultura, incluindo Planos Setoriais de Cultura e Formação de Gestores (Governamentais / Não Governamentais) e Conselheiros de Cultura. E o Fortalecimento e Operacionalização dos Sistemas de Financiamento Público da Cultura: Orçamentos Públicos, Fundos de Cultura e Incentivos Fiscais, incluindo os Sistemas de Informação Cultural e Governança Colaborativa.

No Eixo II – O tema é a PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL com o Foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial. Destacando a Criação, Produção, preservação, intercâmbio e circulação de Bens Artísticos e Culturais. A  Educação e Formação Artística e Cultural. A Democratização da Comunicação e Cultura Digital e principalmente a Valorização do Patrimônio Cultural e Proteção aos Conhecimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais.


No EIXO III -  CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS, o Foco é a Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial. E os subeixos priorizando, a Democratização e Ampliação do Acesso à Cultura e Descentralização da Rede de Equipamentos, Serviços e Espaços Culturais, em conformidade com as convenções e acordos internacionais. A  Diversidade Cultural, Acessibilidade e Tecnologias Sociais. A Valorização e Fomento das Iniciativas Culturais Locais e Articulação em Rede. E a Formação para a Diversidade, Proteção e Salvaguarda do Direito à Memória e Identidades

Um dos temas mais em voga e pertinente as demandas e ao momento de crescimento socioeconômico para a região norte, é o Eixo de CULTURA E DESENVOLVIMENTO com foco na Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável que pauta a Institucionalização de Territórios Criativos e Valorização do Patrimônio Cultural em Destinos Turísticos Brasileiros para o Desenvolvimento Local e Regional.  A Qualificação em Gestão, Fomento Financeiro e Promoção de Bens e Serviços Criativos Nacionais no Brasil e no Exterior. O Fomento       à     Criação/Produção, Difusão/Distribuição/Comercialização     e Consumo/Fruição de Bens e Serviços Criativos, tendo como base as Dimensões (Econômica, Social, Ambiental e Cultural) da Sustentabilidade. Além dos Direitos Autorais e Conexos, Aperfeiçoamento dos Marcos Legais Existentes e Criação de Arcabouço Legal para a Dinamização da Economia Criativa Brasileira.








A Pré-Conferência Setorial serviu para discutir as necessidades dos grupos e vertentes artísticas que querem ver contempladas pela política cultural do município nos próximos anos. Foi a segunda etapa dos preparativos para a IV Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada pela Prefeitura de Belém, no próximo final de semana, sábado, dia 10, também no Centur, das 08h às 19h. As inscrições já podem ser feitas no Departamento de Ações Culturais na sede da Fumbel, situada na Rua Padre Champagnat, S/N, Cidade Velha, e no Hall de entrada do Centur, situada na Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, a partir da próxima segunda-feira, 05 das 08h às 14h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário