Uma Abordagem sobre o Novo Jornalismo e a Literatura Brasileira
Palmério Dória nasceu em Santarém, 1948, mas foi criado na capital paraense por um padre. Mudou-se para o sul do país e iniciou a carreira no jornalismo, trabalhando em diversos órgãos de imprensa, como a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Foi chefe de reportagem da Rede Globo até que em 1992, e passou a dirigir a revista Sexy. Atualmente é jornalista e escritor brasileiro, e autor de vários livros, dos quais o mais conhecido trata da ascensão e poder político da família do ex-presidente José Sarney.


Autodidata, Palmério tem muitos amigos influentes no jornalismo Brasileiro e muito boas nesse ofício que foram a sua verdadeira escola. Sua vida profissional, no fundo, foi construída de parcerias. Amigo de Lucio Flavio Pinto, do jornal “Pessoal”, um dos últimos jornais alternativos do país, são amigos desde Santarém no Pará. Em São Paulo teve a sorte de conhecer a turma egressa do “Realidade”, e o Realidade como você sabe foi atingido pela AI-05, que se refugiaram no que chamou depois de impressa alternativa, havia o Pasquim, depois uma publicação chamada Bondinho. Sua turma era o Milton Severiano, parceiro em Honoráveis, o Hamilton Almeida, o Sergio de Sousa, que além do Realidade, foi fundador da Caros Amigos. Então, essa foi a turma que deu régua e compasso a vida de jornalista de Dória.

Livros publicados por Dória publicou: Mataram o Presidente – Memórias do Pistoleiro que Mudou a História do Brasil (1976), que trata do momento histórico desencadeado com o suicídio de Getúlio Vargas; A Guerrilha do Araguaia (1978), que relata o levante comunista debelado pela ditadura militar; Evasão de Privacidade (2001), que reúne uma série de entrevistas dadas por mulheres famosas à revista Sexy; A candidata que virou picolé (2002), que relata a breve candidatura de Roseana Sarney à presidência da república; Honoráveis Bandidos ─ Um Retrato do Brasil na Era Sarney (2009), que trata do poder da família Sarney no Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário