REVISTA PZZ - ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA
Revista PZZ em parceria com instituições educacionais e culturais, instituições públicas e privadas, promovem a divulgação e a valorização de diversas parcerias importantes para a realização de eventos artísticos como a Mostra de Cinema “CINEMA E MEMÓRIA DE BELÉM” com exibição dos filmes de Líbero Luxardo, Milton Mendonça e Renato Tapajós, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS-PA) e a
Fundação Tancredo Neves nos dias 12 e 13 de janeiro no Cine Líbero Luxardo.
“KINEMANDARA - 30 ANOS DE CINEMA DO INVISÍVEL” com exibição dos filmes de “Vicente Franz Cecim”, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS-PA) nos dias 16 e 17 de março de 2007 no Cine Líbero Luxardo quando voltou a ter sua produção cinematográfica exibida na cidade. "
KinemAndara: 30 anos de Cinema do Invisível." Curtas-metragens poéticos produzidos em Belém na década de 70 em super-8 mm. Os filmes foram, pela ordem de realização: 'Matadouro(1975),Permanência
(1976), Sombras(1977), 'Malditos Mendigos(1978)' e 'Rumores(1979)', que eram projetados em cineclubes, garagens, auditórios, passava em qualquer lugar, onde desse para ligar o projetor, armar a tela,
mandava ver. Os anos de 1975 até 1980 apesar de ser um caminho exaustivo de Cinema e Loucura para VFC, foi principalmente, um ritual sagrado, solitário, existencial e essencial. Enquanto as fábricas de
filmes estimulavam o consumo de máquinas de filmar para registrar "os momentos felizes da sua vida", batizado, casamentos, aniversários, piqueniques, passeios, Cecim utilizava sua Câmera como um meio
de interrogar, espreitar as aparências da realidade e ir até as últimas conseqüências com seu roteiro que era abandonado logo no começo das gravações, pois nada do que tinha sido filmado obedecia ao que tinha sido escrito, captava a realidade em frames fora ou além da ótica estabelecida como beleza e como verdade, " espelhos de mistérios, revelando outros mistérios", poemas visuais em Super-8, Cinema com um custo relativamente barato.
As principais dificuldades de se fazer Cinema na época são as mesmas de hoje: falta de dinheiro e a insensibilidade para criar, imaginar e ser.
A Revista PZZ realizou a Mostra de Cinema Político de “Renato Tapajós”, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação nos dias 03 e 04 de outubro de 2007 no Instituto de Artes do Pará em virtude do
lançamento da Edição Especial da PZZ nº 04 "Tempos de Resistência" quando trouxemos o cineasta e teve grande repercussão em Belém, na imprensa e no cenário cultural.
O cineasta Renato Tapajós esteve em Belém por nossa iniciativa, onde apresentou alguns de seus trabalhos.De forte teor político, os filmes retratam momentos cruciais da história do Brasil, como a repressão ao movimento estudantil durante a Ditadura Militar. Após os filmes, Tapajós participou de bate-papo com os espectadores.
O cineasta projetou "Universidade Em Crise", documentário P/B, 15 minutos de duração, 16 mm, sobre
a repressão da ditadura militar na Universidade. Produzido pelo Grêmio da Faculdade de Filosofia
da USP (1966). Houve também a exibição de 'No Olho do Furacão', documentário para televisão sobre
a vida dos militantes clandestinos da luta armada em luta contra a ditadura militar no Brasil (1968 a
1974), 52 minutos, produzido pela Olhar Imaginário e co-dirigido por Toni Venturi, exibido pela TV
SENAC (2003) Exibiu "Vila da Barca" - Documentário de curta metragem sobre a favela construída sobre
palafitas em "Belém do Pará"(1964-65), prêmio de melhor documentário no Festival Internacional do Filme de Curta Metragem de Leipzig, Alemanha Oriental (1968). Duração: 10min.
O Filme Vila da Barca é o primeiro filme de Renato Tapajós. E "Em Nome da Segurança Nacional'"-
Documentário de média metragem sobre os efeitos da Lei de Segurança Nacional sobre diversos estratos
da população brasileira e a luta pela sua revogação, produzido para a Comissão Justiça e Paz
da Cúria Arquidiocesana de São Paulo (1984). Prêmio de Melhor filme no Festival Internacional de
Curta Metragem e Documentário de Oberhausen, Alemanha (1985), Prêmio Coral de Melhor Documentário no 7º Festival do Novo Cinema Latino-Americano, Havana, e sobre esse filme publicamos um texto na Revista.
A Edição Especial da Revista PZZ "Tempos de Resistência" teve o patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei de Incentivo à Cultura (Mecenato), Ministério da Cultura com Entrada Franca no Instituto de Artes do Pará, da Secretaria Estadual de Cultura e Secretaria Estadual de Educação trouxe em seu tema principal o texto do jornalista Paulo Roberto Ferreira "Tempos
de Resistência" mostrando um panorama da época e da resistência política e artística contra a ditadura
do regime militar que vigorou no país e no Estado do Pará.
A realização da Mostra de Cinema Político de “Luis Arnaldo Campos”, em parceria com o Cine Líbero Luxardo, Secretaria Estadual de Cultura nos dias 16 e 17 de setembro de 2008 no Cine Líbero Luxardo em virtude do Lançamento da Edição especial da PZZ nº 05 "Imprensa, Idéias e Poder" com patrocínio do Banco da Amazônia através da Lei Rouanet. Mostra de Cinema "Luiz Arnaldo Campos – O Cineasta
da Selva" no Cine Líbero Luxardo com apoio do CTAV e outras entidades ligadas a educação e
a cultura, onde exibimos no dia 16 os filmes Veias Abertas- curta metragem -16 mm – 1974. Psw-
Uma Crônica Subversiva- médiametragem 16 mm – 1986, no dia 17 de agosto - O Vento das Palavras
– curta-metragem – betacam – 2001, Histórias do Mar – curtametragem - 35 mm – 1997, Chama Verequete – curta-metragem - 35 mm – 2001 e depois da exibição dos filmes o público realizou um debate com o cineasta.
Na edição especial da PZZ referida, publicamos uma entrevista com o Luis Arnaldo Campos que abordamos como ele começou sua carreira de cineasta e de produtor de audiovisual, de militante político, de sua prisão na ditadura, do processo de sua vida quando começou a ser essencialmente o que é até hoje, um processo de retro-alimentação em que a militância política alimenta a arte e a arte alimenta a
militância política.
"Veias Abertas" foi seu primeiro filme, é um filme experimental uma releitura do livro do Eduardo Galeano "Veias abertas na América Latina". O filme é uma colagem de fotos e cines-jornal, com textos de Mário de Andrade, do próprio Galeano, tem um texto do Theodore Roosevelt, que foi o primeiro presidente norte-americano que veio na Amazônia. "Esse filme foi proibido, na época do lançamento onde teve uma sessão na cinemateca do MAM em que fomos avisados antes para tirar o filme de cena porque a
Polícia Federal ia abafar a sessão e levar a cópia do filme" Luis Arnaldo Campos, entrevista PZZ, Edição Especial nº 05.
Essa Edição também tivemos uma excelente repercussão e uma boa visibilidade do nosso Projeto cultural dando alternativas para a ampliação do acesso da população aos bens culturais que não são vinculados na
Mídia Tradicional.
Em outro âmbito fizemos um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará que viabilizou a veiculação de anúncio institucional na Edição Especial da Revista PZZ nº 06 “O Chão Vermelho de Dalcídio Jurandir” a qual teve parcerias com a Secretaria Estadual de Cultura e Fundação Curro Velho em virtude das comemorações do centenário de nascimento do escritor e militante político Dalcídio Jurandir entre os dias 09 e 16 de Janeiro de 2009 nas cidades de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari (Ilha do Marajó) e Belém distribuindo gratuitamente a Edição Especial da Revista PZZ nº 06 “O Chão Vermelho de Dalcídio Jurandir”.
Através desta edição o Instituto doPatrimônio Histórico e Artístico Nacional certificou ao pesquisador
e editor da Revista PZZ foi classificado em nível regional para o Prêmio RodrigoMelo de Franco
Andrade 2009, na categoria Pesquisa e Inventário de Acervos.
Por esta edição fomos convidados a participar do colóquio “Amazônias Brasileiras: imaginários e criações contemporâneas” que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio na Universidade de Nanterre em Paris.
Com essa edioção Participamos na Universidade Federal Fluminense Campus Gragoatá - Niterói - RJ no
dia 17 de agosto de 2009.
A Revista PZZ confeccionou todo o material gráfico (cartaz,catálogos,banners, crachás, do
VII Congresso Mundial da IDEA (Associação Internacional de Drama/ Teatro e Educação) que foi
realizado entre os dias 17 a 25 de julho de 2010, em Belém do Pará.
O IDEA 2010 objetivava Trocar conhecimentos sobre pedagogias artísticas, alfabetização baseada
nas artes e culturas populares e a relação entre estética, cultura e transformação social sustentável;
Advogar um novo paradigma educacional para nosso século; e, Congregar mais de mil e
quinhentos educadores, educadores comunitários, pesquisadores, estudantes, artistas e lideranças
políticas nacionais e do mundo em torno das linguagens artísticas e das culturas populares como recursos pedagógicos de sustentabilidade planetária.
Com o Tema “Viva a Diversidade Viva: Abraçando as Artes de Transformação”. O congresso IDEA
2010 pretende promover a pesquisa e o desenvolvimento sobre as artes como linguagens pedagógicas
em processos de inclusão e transformação social, capaz de responder aos desafios do século 21 e potencializará a articulação da PZZ com a SEDUC ao fazer conexões com redes de artistas,
educadores e militantes culturais do Brasil e da América Latina onde poderemos divulgar e estimular
práticas artísticas de alto teor crítico, filosófico, de transformação social que estimulam propostas
coletivas criativas e inovadoras.
A Revista PZZ "Giovanni Gallo e o Museu do Marajó" revelou a Vida e a Obra de Giovanni Gallo, ex-padre jesuíta e criador d’O Museu do Marajó. Com essa edição realizamos duas exposições, a peimeira, no Centro Cultural SESC Boulevard patrocinado pelo Serviço Social do Comércio - SESC-PA e a segunda, aconteceu no Hangar no período das comemorações da XV Feira Pan-Amazônica do Livro patrocinada pela Prefeitura Municipal de cachoeira do Arari e pela Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó.
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